6 de junho de 2017

Aparelho Fixo ou Alinhador Ortodôntico

Aparelhos Fixos – Braquetes de Porcelana (Estéticos)

Os aparelhos fixos denominados estéticos são aqueles compostos por braquetes transparentes ou brancos leitosos em semelhança a coloração dos dentes.

O impacto visual causado pela presença dos braquetes metálicos em todos os dentes é enormemente diminuído com a utilização dos braquetes estéticos. Dentre os materiais utilizados na fabricação destes braquetes temos: a porcelana, a safira e o policarbonato.

A porcelana e a safira são de excelente resistência e aceitação estática, porém, necessitam dos elásticos transparentes para prenderem os fios ortodônticos durante o tratamento. Isso, faz com que a esperada estética seja prejudicada pela ingestão de alimentos com corantes (café, refrigerante, molhos, etc) e demais produtos que chegam à boca, como o batom, causando machas dos elásticos transparentes (o que desagrada aqueles que buscam maior discrição durante o tratamento ortodôntico).

Como principal opção ao tratamento ortodôntico com aparelho fixo estético está o braquete de porcelana auto ligado, apresentando os mesmos benefícios do auto ligado metálico com a vantagem de ser mais estático.

Esses braquetes apresentam uma pequena desvantagem estética quando comparados aos braquetes de porcelana convencionais decorrentes da necessidade de um acessório (clip ou porta) metálico para ligar o fio ortodôntico no braquetes.

Aparelho Fixo – Braquetes Autoligados

Os aparelhos autoligados estão disponíveis ao tratamento ortodôntico há algum tempo mas ganharam maior espaço na última década. Essa nova tecnologia possibilita que o fio ortodôntico fique ligado aos braquetes sem a necessidade de elásticos, conferindo ao tratamento ortodôntico uma considerável diminuição do atrito entre o fio e o braquete.

Este fato, garante maior conforto ao tratamento ortodôntico por:

(1) necessitar forças menores dos fios para a mesma quantidade de movimento dental,

(2) garantir movimentos mais precisos dos dentes (não há a mesma degradação das forças sofrida pelos elásticos),

(3) redução, em média, de 30% do tempo de tratamento,

(4) menor retenção de placa bacteriana durante todo o tratamento (o látex dos elásticos são os grandes coadjuvantes da formação das manchas e cáries),

(5) considerável redução do tempo de cadeira do paciente durante as consultas de manutenção,

(6) possibilidade de aumentar os intervalos entre as consulta (por terem estabilidade da força por longos períodos) …

Aparelho Fixo – Braquetes ligados com elásticos

Este tipo de aparelho fixo é o mais utilizado pelos ortodontistas no Brasil. Os braquetes convencionais necessitam de elásticos individuais (20 elásticos) para prender o fio ortodôntico durante o tratamento.

Esses elásticos agradam muito os jovens por permitirem a escolha de diferentes cores em cada consulta de manutenção do aparelho. Porém, a mecânica do tratamento ortodôntico fica mais pesada e difícil quando comparada às novas possibilidades tecnológicas disponíveis no arsenal ortodôntico.

Compartilhe
Tire sua Dúvida
Loading...
Innovo Odontologia