Ortodontia e ortodontista. O que é?

Ortodontia, O que é?

Ortodontia é a especialidade da odontologia dedicada ao estudo do posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares. O ortodontista é o dentista especializado em ortodontia.

O posicionamento errado de dentes e ossos da face podem causar diversas patologias e sintomas como dores de cabeça, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Apesar da estética ser a maior causa de procura ao ortodontista, os dentes tortos dificultam a limpeza e podem causar problemas. Entre esses problemas, inflamação na gengiva e causar doença periodontal que frequentemente vem acompanhada de mau hálito.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Assim como na medicina, na odontologia também existem as especialidades e o ortodontista precisa de especialização para ser considerado ortodontista e trabalhar na área.

O trabalho do ortodontista é deixar a boca mais saudável, proporcionar uma aparência mais agradável e dentes com condições para durar a vida toda.

Podemos dividir a ortodontia em três tipos distintos:

  • Ortodontia Preventiva
  • Ortodontia Interceptiva
  • Ortodontia Corretiva

O bacharel em odontologia não é um ortodontista, para ser reconhecido como ortodontista é preciso uma especialização em ortodontia.

Vamos entender melhor todas essas áreas:

Ortodontia Preventiva

A ortodontia preventiva, como o nome diz, tem por princípio a prevenção da integridade da saúde de maxilares e boca, inclusive a estética facial.

O objetivo é detectar precocemente problemas como cáries e principalmente o encaixe de todo o conjunto perfeitamente, chamada por dentistas de maoclusão.

Os dentes devem se encaixar perfeitamente, sob o risco de ocasionar patologias como dor de cabeça, dor nas costas e outros, além de interferir prejudicando a estética facial.

A ortodontia preventiva não é muito pratica porque as pessoas só visitam um dentista quando algum problema se agrava.

Muitos problemas teriam seu tratamento muito simplificado se fosse detectado precocemente, muitas vezes até evitando o uso de aparelhos.

Ortodontia Interceptiva

A ortodontia interceptiva é geralmente relacionada a um mal posicionamento dos dentes ainda na infância.

O objetivo é impedir a progressão de qualquer situação anormal pré-existente, melhorando a higiene bucal.

A dentição alinhada facilita a higienização aumentando a eficiência da mastigação e prefinindo qualquer problema nas articulações.

Ortodontia Corretiva

A ortodontia corretiva utiliza técnicas para correção da posição dos dentes e maxilares com o objetivo de proporcionar uma oclusão perfeita.

Com os avanços tecnológicos o tratamento ortodôntico foi facilitado.

Hoje contamos com soluções mais eficazes, confortáveis e também visualmente melhores.

A tecnologia de aparelho fixo evoluiu muito e temos opções como braquetes outo-ligados que dispensam o uso dos elásticos.

Existe também opções de braquetes brancos fabricados em diferentes tipos de materiais. Veja mais em Aparelho Fixo.

Mais recentemente foi desenvolvida uma tecnologia que é chamada informalmente de aparelho invisível ou aparelho transparente. São os alinhadores ortodônticos de acetato (plástico médico transparente e resistente). Leia mais sobre Aparelho Transparente.

Será que preciso de um ortodontista?

Para saber se você precisa de um ortodontista é preciso fazer uma avaliação com um ortodontista.

Para ajudar a saber se você precisa de um tratamento ortodôntico, veja a lista de problemas

Desvio de linha mediana — é quando o centro da arcada superior não se alinha com o centro da arcada inferior.

Mordida aberta— espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

Mordida cruzada anterior — quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás. Proporciona aparência de “bulldog”.

Mordida cruzada —quando a arcada superior está posicionada para traz da arcada inferior ao morder normalmente.

Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

Sobremordida, algumas vezes chamada de “dentes salientes” — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região.

Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios.

Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

Apinhamento —ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Existem diversos tipos de tratamentos com aparelho fixo ou aparelho móvel. O objetivo é ajudar na movimentação dos dentes, retrair músculos e alterar o desenvolvimento mandibular.

Os aparelhos trabalham com conceitos físicos utilizando apoios ou ancoragem para criar forças constantes para movimentar dentes e ossos na direção da correção do problema.

O tipo e amplitude do diagnóstico determinará qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

O tempo de duração de um tratamento ortodôntico dependerá do tipo diagnosticado de problema e também da resposta do paciente ao tratamento.

Aparelhos fixos

Com a aplicação de força o aparelho fixo ortodôntico movimenta os dentes. Braquetes ou Bracket é a peça de metal, porcelana ou outro material colada no dente que possibilita a aplicação de força nos dentes.

O fio metálico ou arco passa pelos braquetes e será o responsável pela movimentação dos dentes. O Arco pode mudar de espessura de acordo com a função desejada.

Outro item do aparelho fixo são as ligaduras, aquelas borrachinhas que seguram o arco aos braquetes em cada dente.

Outros acessórios como molas e elásticos são utilizados para direcionar a força no sentido desejado pelo ortodontista.

O sucesso do tratamento ortodôntico com aparelho fixo depende muito da qualidade dos materiais utilizados e da perícia e experiência do ortodontista.

Se a aplicação das técnicas estiver equivocada o tratamento pode piorar a situação do paciente.

A clínica Innovo é contratada pela 3M (Reconhecida pelo alto padrão de qualidade) para testar e homologar novos produtos e tecnologias.

Compartilhe

One thought on “Ortodontia e ortodontista. O que é?”

Comments are closed.

Tire sua Dúvida
Loading...
Innovo Odontologia