A ATM (articulação temporomadibular) é a conexão natural do corpo humano que proporciona a união da mandíbula aos demais ossos craniofaciais. Essa articulação encontra-se do lado direito e esquerdo da boca e é uma das mais complexas do nosso organismo, responsável pelos movimentos mandibulares para frente e para trás, para cima e para baixo, bem como para os lados.

O conjunto composto entre os dentes e articulação temporomandibular deve trabalhar em harmonia. A saúde das ATMs e dos dentes são indispensáveis para o equilíbrio e bom funcionamento do sistema mastigatório.

Quando existe algum problema relacionado à ATM, seja funcional ou estrutural, denominamos de DTM (disfunção temporomandibular) e, geralmente, se manifesta com:
-Cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
-Dificuldade para abrir a boca;
-Edema facial;
-Enxaquecas fortes e recorrentes;
-Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

O diagnóstico da disfunção temporomadibular é sempre complicado e envolve mais de um fator causal. O primeiro aspecto a ser verificado é a oclusão dentária verificando se os dentes articulam de forma correta uns com os outros.

De acordo com a observação dos sinais e sintomas da DTM serão necessários distintos tratamentos que vão desde a ortodontia até, em casos mais complexos e estruturais, a cirurgia da ATM.

O correto diagnóstico necessita de profissionais qualificados para atingi-lo, converse com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.

© 2020 Criado por Innovo Odontotologia Ltda

Siga-nos no Instagram